A Mercado 48 tem motoretas e bicicletas de madeira

19-02-2015 11:25

A Mercado 48, cuja montra não deixa ninguém indiferente e dá uma pista sobre o que encontrará nesta loja, tem uma oferta peculiar e uma decoração, no mínimo, original. À noite, a montra, onde está pendurada uma das tais bicicletas em madeira, fica totalmente iluminada, destacando o espaço. Quem costuma andar pela baixa já deve ter dado por ela.

José Carlos Moutinho e João Vasconcelos são os responsáveis por este negócio. José Carlos trabalhava como designer gráfico e João Vasconcelos tem uma empresa de construção em Ovar. Amigos de infância aventuraram-se e abriram a Mercado 48. “Isto já estava na nossa cabeça há cerca de 2 anos e a paixão pelas motoretas também é antiga”, disse à Praça José Carlos Moutinho. “Basicamente é uma casa com a seleção daquilo de que nós gostamos”, explica.

Para além de ser um espaço de venda – dos mais variados itens, como já percebeu –, a Mercado 48 tem um espaço destinado a uma pausa e “2 dedos de conversa”. “É importante recriar um bom ambiente e ter este espaço mais familiar, para conversar, tomar um café ou um chá. As pessoas entram e podem elas próprias mudar o disco [de música] ”, diz José Moutinho.

À venda, a loja tem vinhos, mobiliário, roupa (camisolas e t-shirts), skates, tapetes, produtos gourmet, porta-chaves, candeeiros, garrafões e quadros, quase tudo de fornecedores do Porto e arredores.

As motoretas funcionam “a pedal” e atingem até 35 km/h, custam entre os 1.150 aos 2.600 euros. Mas o destaque desta loja vai mesmo para as bicicletas em madeira, idealizadas pela Mud Cycles e por João Baptista, de Ovar.

“Tentamos ter artigos originais e exclusivos, e as bicicletas são, sem dúvida, a grande atracão”, confirma José Carlos Moutinho.

Não menos atraente é a decoração ao estilo rústico da Mercado 48, em cujos interiores foram utilizados troncos de árvore e estruturas luminosas peculiares. “Quisemos ambientar a bicicleta, era a menina dos nossos olhos”, justifica o responsável.

Tudo o que está na loja está à venda, até mesmo os móveis que servem de montra para outros artigos. “Vamos renovando o mobiliário e alguns artigos, para também não se tornar monótono para as pessoas”, refere.

José Carlos Moutinho adianta que gostaria de ter música ao vivo no espaço e surpreender os visitantes. “Estamos a pensar, de vez em quando, ao sábado, ter aqui artistas portugueses, que estejam em tournée no Porto ou aqui perto e possam vir fazer um mini concerto de duas ou três músicas”, diz.

Uma outra sala no interior da loja vai servir de espaço de exposições e ser palco de workshops. A galeria vai mudando mensalmente os trabalhos em exposição. Neste momento, podem ver-se por lá obras de Carlos Mendonça, um pintor de Ovar, e de Cristina Costa, ilustradora de Bragança.

José Carlos Moutinho revelou ainda à Praça algumas curiosidades sobre as bicicletas e motoretas. “Vamos tendo as bicicletas consoante a necessidade, se não houver nenhuma em loja, em 15 dias conseguimos fabricar uma”, esclarece. “Com as motoretas é diferente, são compradas em França e restauradas cá; é um processo mais demorado”, continua. “Neste momento já temos 3 motoretas encomendadas, que estarão prontas mais ou menos em Fevereiro”, acrescenta.

“Temos muito boas expectativas”, sublinha o empreendedor, questionado acerca do futuro do negócio, para deixar de seguida uma novidade: “No início do próximo ano vamos ter a bicicleta de madeira num modelo elétrico”.

A Mercado 48 abre de segunda-feira a sábado, das 10h às 13h e das 14h30 às 19h.

 

Fonte: Porto 24