Requalificação da Estrada da Circunvalação do Porto prevê ciclovias
De acordo com o documento, a que a Lusa teve hoje acesso, o objetivo do projeto de requalificação da Estrada Nacional 12 -- Circunvalação -, que se encontra sob tutela da Estradas de Portugal, é transformá-la "numa avenida de cintura metropolitana".
Por atravessar os concelhos do Porto, Matosinhos, Maia e Gondomar, o grupo de trabalho envolvido neste projeto reconhece a existência de uma "diversidade dos contextos urbanos" e considera "natural que se adote diferentes figuras e perfis ao longo dos seus 17 quilómetros", mas defende que seja "salvaguardada uma imagem de continuidade de percurso e harmonia de soluções" em toda a sua extensão.
O documento considera também um desígnio "desenhar um corredor de transporte público inteligente que potencie a qualidade distintiva da Circunvalação, enquanto intercetora de radiais".
Está também previsto "assegurar um bom nível de serviço na circulação rodoviária, mas compatível com um ritmo urbano 'mais amigável e humanizado', reduzindo a velocidade média e apurando o 'desenho da via'".
"Valorizar e reforçar o património vegetal" existentes, bem como "induzir a adoção de regras e soluções de desenho urbano -- sistemas, dispositivos e materiais -- inteligentes e de baixa pegada ecológica" são outros princípios definidos.
Neste trabalho, o grupo responsável pela sua elaboração identificou três segmentos na Circunvalação -- Ocidental, Central e Oriental -, sendo que, em cada um, poderão ser reconhecidos diferentes troços.
O objetivo foi "tentar esboçar 'unidades de projeto' (...), visto que parece evidente que será sempre irrealista um cenário de desenvolvimento de um projeto único de execução".
Assim, o primeiro segmento fica entre as rotundas da Anémona e da AEP, o segundo arranca nessa rotunda onde existe um centro comercial e vai até à Areosa, sendo que o último termina no Freixo.
Os técnicos apontam como "segmento claramente mais marcado pela necessidade de resposta de grande capacidade de drenagem de tráfego rodoviário" o lanço da estrada da Circunvalação que vai da rotunda AEP à Areosa, admitindo que a presença do Hospital de S. João e do Instituto Português de Oncologia "determinam a necessidade de manter e melhorar a eficácia de circulação dos veículos de emergência".
Para aquela zona do interface do S. João, os técnicos recomendam "um estudo aprofundado para o desenho de um verdadeiro interface intermodal metropolitano".
O documento adverte que, sendo a Circunvalação uma esteira rodoviária integrante do Plano Rodoviário nacional, os estudos referentes à sua requalificação como via urbana não poderão dispensar a consideração dos impactos na e da rede de escala metropolitana.
"Não só porque a EN12 tem diversas articulações com distribuidoras principais (IP1, IC1 e IC19) mas também porque a sua posição geográfica no tecido urbanizado da metrópole lhe confere um papel importante de rebatimento e distribuição local do tráfego de primeira ordem", sustenta o grupo de trabalho.
Fonte: Sic Notícias (10-10-2014)